21ª Cia PM Ind apresenta números do ano de 2020

0
79

“Após um trabalho incansável, novamente a unidade alcançou números positivos de redução criminal considerando o mesmo período de 2019” informa nota da PM.

Em relação ao Índice de Crimes Violentos (para o cálculo desse índice são considerados os crimes de Roubo, Extorsão-considerando também Extorsão mediante sequestro-, Homicídio, Sequestro e Estupro-abrange também Estupro de Vulnerável-todos esses crimes tentados ou consumados), por exemplo, houve uma redução de 23% na área da unidade (14 municípios atendidos pela 21ª Cia PM Ind) e redução de 8% na cidade de Ponte Nova.


Considerando os crimes de Homicídio houve uma redução de 36% na área da unidade e redução significativa de 45% na cidade de Ponte Nova.

Em relação aos furtos houve também uma significativa melhora, redução de 17% na área da unidade e redução de 20% nos números relativos a Ponte Nova.

É fundamental ressaltar que, apesar da frieza dos números, vidas deixaram de ser perdidas, assaltos e estupros foram evitados, pessoas deixaram de ter seu patrimônio lesado, dessa forma, tais reduções devem ser comemoradas e valorizadas. Por outro lado, obviamente, o crime é um fenômeno social envolto por diversos fatores não controlados pelos órgãos de segurança pública, diante disso, infelizmente crimes ainda ocorrem, mas com certeza no que depender da ação da Polícia Militar o número de crimes será reduzido a patamares toleráveis.

Vale mencionar que, além desses números, foram apreendidas 129 armas de fogo na área da unidade sendo 66 crimes ocorridos utilizando armas de fogo. Já na cidade de Ponte Nova houveram 50 apreensões enquanto 34 crimes foram cometidos com uso de armas de fogo.

Foram registradas também 261 ocorrências de Tráfico de Drogas na área da unidade sendo 128 ocorrências na cidade de Ponte nova.

Por fim, foram realizadas 2140 abordagens a pessoas em atitude suspeita apenas em Ponte Nova e 1376 Operações policiais na cidade.

A nota ainda acrescenta que é “interessante lembrar que além do planejamento, estudo de alternativas e esforço realizado pelos militares, tais números não seriam alcançados sem a participação da comunidade através de denúncias no 181 e no 190. Sendo assim, compartilhamos essa sensação de dever cumprido com as pessoas que colaboraram com a segurança pública dos 14 municípios que compõe nossa unidade. Sigamos juntos em 2021.”