Procon Viçosa registrou 120 denúncias contra a CEMIG no mês de maio

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Preço alto em contas motivam consumidores a procurarem a verificação dos valores cobrados

A Coordenadoria Municipal de Políticas e Defesa do Consumidor de Viçosa (Procon), atendeu 120 denúncias sobre os procedimentos de leitura e faturamento adotados pela CEMIG durante o mês de maio. O procedimento é feito de forma individual e rápida.


No mês passado, o Procon realizou uma notificação coletiva à companhia em relação às contas relativas ao mês de abril. A CEMIG informou que realizou a média em algumas medições em março e não havia encontrado irregularidades. De acordo com a prestadora de serviço, especificamente, nas últimas semanas de março/2020, foram adotados procedimentos de caráter preventivo, que permitiram reduzir a entrada de leituristas nas residências e imóveis comerciais para coleta de dados de consumo. As faturas foram calculadas pela média e impressas nas bases operativas, de modo que os leituristas foram às ruas apenas para entregar as faturas, sem necessidade de contato com os clientes.

A companhia ainda explicou que os serviços de coleta de dados de consumo dos medidores de energia elétrica e de entrega das faturas de Viçosa, nos meses de abril, ocorreram regularmente. Portanto, os clientes estão sendo faturados com base no consumo efetivamente registrado nos medidores de seus imóveis.

De acordo com o coordenador do Procon de Viçosa, Celso Alves, o trabalho em relação fiscalização da companhia tem sido constante. “Antes da pandemia e agora, buscamos formas de atender os consumidores para que eles tenham seus direitos resguardados diante de toda e qualquer empresa”.

Agora o Procon de Viçosa notifica os processos relacionados à CEMIG de forma individual, e não mais coletiva. Os consumidores podem registrar denúncias e tirar dúvidas sobre os direitos do consumidor pelo telefone 3891-6500, ou de forma presencial, na sede do Procon, localizado na Rua Gomes Barbosa, n.º 942, 7º andar, Centro. O atendimento é feito a partir do agendamento prévio pelo telefone, respeitando o rodízio de CPF, de segunda a sexta-feira das 13h às 17h.