Em comunicado ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (CISAMAPI), e Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI), a Sociedade Médica de Ponte Nova, recomenda a continuação do isolamento social, a continuação dos comércios de Ponte Nova e região fechados.
O comunicado tem o seguinte teor:
“ Ao
Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (CISAMAPI).
Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI).
Prezado Senhores (a),
Em atenção ao ofício nº Conjunto 01/2020, objeto destinado as Ações de Combate à Disseminação COVID-19, emitido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (CISAMAPI), e o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI), a Sociedade Médica de Ponte Nova MG (SOMEPON) e Delegacia Seccional do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, vem, por meio deste, apresentar as suas considerações.
Neste período de crise, mostra-se essencial e prioritário reforçar as capacidades do Sistema Único de Saúde. As diretrizes definidas pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde do Brasil devem ser consideradas e implantadas, por entendermos que, estas organizações se baseiam no conhecimento técnico-cientifico.
A SOMEPON, Delegacia Seccional do CRM, Hospital Arnaldo Gavazza e Hospital Nossa Senhora das Dores, vem orientar os municípios componentes da CISAMAPI/ CIMVALPI:
- A continuidade do isolamento social para conter o COVID-19, e evitar a contaminação acelerada dos habitantes de nossa região. O objetivo é impedir o colapso do nosso sistema de saúde.
- Os hospitais de Ponte Nova MG estão preparados para receber os pacientes com infecção grave pelo COVID-19, seguindo os protocolos clínicos já estabelecidos;
- Em relação ao funcionamento dos comércios, recomendamos seguir as orientações do Ministério da Saúde e as Sociedades Médicas, quanto ao isolamento social;
- Alertamos que, segundo o Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, “o Brasil está numa curva crescente de casos, com transmissão comunitária do vírus e o número de infectados está dobrando a cada três dias”;
Sociedade Médica de Ponte Nova MG (SOMEPON)
Ponte Nova, Minas Gerais, 27 de março de 2020.
Atenciosamente,
Representantes do Hospital Arnaldo Gavazza:
Cristian de Freitas Guimarães
*Coordenador do Pronto Atendimento
Rovilson Lara Dr. Humberto Bernardes Diretor Técnico Diretor Clínico
Coordenador do CTI Adulto.
Representantes do Hospital Nossa Senhora das Dores:
Fernando José Ubaldo Coutinho Milton Teodoro Irias Júnior
CCIH/SCIH Coordenador de CTI Adulto
Fernando Barbosa Rocha
Diretor Técnico
Representantes da Sociedade Médica de Ponte Nova (SOMEPON):
Mardem José Abreu Souza
Presidente da SOMEPON
Giovani Cardoso Versiani
Delegado Seccional do CRM”