Câmara suspende Sessão Solene e eventos no espaço multiuso, motivo Coronavírus

0
169

As medidas visam à prevenção contra a proliferação do novo coronavírus

Diante do aumento expressivo do número de casos do novo coronavírus (COVID-19) em diversos países – e também estados e municípios brasileiros – a Organização Mundial de Saúde (OMS) já declarou que está em curso uma pandemia.


Diante disso, embora nenhum caso suspeito tenha sido identificado em Ponte Nova, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ponte Nova em consonância com as orientações do Ministério da Saúde e visando à prevenção contra a proliferação da doença, definiu que:

A Sessão Solene, Diploma de Consagração Pública, agendada para o dia 03/04 será adiada. As atividades do Parlamento Jovem e todos os eventos agendados para o Espaço Multiuso José Silva estão suspensos até o dia 30 de abril.

Em princípio, as reuniões plenárias e de comissões permanentes serão mantidas com as respectivas transmissões ao vivo e presença de público.

Se for confirmado algum caso na cidade, a recomendação é redobrar as medidas de proteção e higienização nos locais de circulação de servidores, vereadores e visitantes.

Os dados epidemiológicos serão monitorados junto ao setor competente da Secretaria Municipal de Saúde, e outras medidas poderão ser adotadas conforme a evolução da pandemia.

Enquanto isso sugerimos que sejam seguidas as medidas básicas de prevenção já amplamente divulgadas:

  • Pessoas com sintomas de doenças respiratórias devem procurar diretamente as unidades básicas de saúde, que estão devidamente preparadas para receber e avaliar cada caso.
  • Lavar e higienizar as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar. Nesses últimos casos (tosse e espirro), a pessoa deve utilizar lenço descartável para higiene e jogar fora após o uso. Não tendo lenço descartável, deve-se cobrir nariz e boca com o braço, na altura do cotovelo, quando espirrar ou tossir;
  • Lavar as mãos a cada duas horas e, principalmente, após passar por locais ou equipamentos de uso público (meios de transporte, laboratórios, academias de ginástica, computadores e mouses, entre outros);
  • Evitar tocar nas mucosas dos olhos, do nariz e da boca;
  • Nos cumprimentos, evitar contatos próximos, como beijos, abraços e apertos de mão;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados; e
  • Sempre que possível, usar álcool em gel a 70% para higienizar as mãos.

O risco de contágio é baixo neste momento, mas as medidas de prevenção são necessárias para retardar a velocidade do contágio e o controle da pandemia.

Não há motivo para pânico, mas é preciso redobrar cuidados pessoais e com as pessoas que nos cercam.

É muito importante também não compartilhar notícias falsas.