Doce de Leite Sabores do Grama conquista o 2º lugar em Minas Gerais

0
370

Todos os anos, o site Doces de Minas.com, promove a eleição dos 10 melhores doces de leite de Minas Gerais. O site é uma loja virtual que comercializa direto do site doces e queijos mineiros de altíssima qualidade. A loja física do Doces de Minas está no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins MG.

A primeira fase do concurso teve a participação popular online no site Doces de Minas, com votação aberta ao publico para escolha dos doces pastosos tradicional, sem mistura de outros sabores.


Neste ano 2019, o internauta pôde votar apenas uma única vez e teve à disposição, sugestão de marcas selecionadas pelos organizadores de doces pastosos tradicionais, sem a mistura de outros sabores, com rótulos e registros produzidos em Minas Gerais, cujas marcas estejam disponíveis no mercado.
Como em todos os municípios mineiros são fabricados doces de leite e cada um tem sua preferência, foi dada oportunidade aos internautas de sugerirem para votação, marcas de doces que não estavam na seleção apresentada pelos organizadores.

Nesta eleição foram 4.303 internautas que votaram e os 10 mais votados foram para análises dos degustadores que analisaram os doces de acordo com a cor, aroma, brilho, cremosidade, textura, doçura, sabor, consistência, ingredientes, rótulo e até as embalagens das marcas.

A partir da degustação e análises dos especialistas, chegou-se ao resultado final, do 1º ao 10º colocados. São esses os 10 melhores doces de leite de Minas Gerais, com resultado divulgado em dezembro de 2019.

Sabores do Grama conquistou o 2º Lugar, na competição. Fabricado por um grupo de doceiras na cidade de Santo Antônio do Grama, próximo a Ponte Nova e ao Pico da Bandeira, na Zona da Mata, elas se uniram e criaram uma associação de produtoras para produzir o doce de leite artesanal Sabores do Grama.

A decoração da compota tem o tecido de chita na tampa, que fica muito ao estilo doce caseiro da vovó, ótimo para presentear. Todo o leite é produção própria e usado ainda fresco.

A textura é consistente, bem firme. A versão mais charmosa desse doce é o doce de leite tradicional acompanhado propositalmente de raspas queimadas do fundo do tacho, o único produtor que comercializa os doces hoje em dia dessa forma, e é sensacional essa degustação “meio diferente”. A turma que sempre raspa o fundo da panela de brigadeiro sabe do que estou falando.

1º – Doce de Leite Rocca – Desde 2015 o Rocca vem evoluindo e conquistando todo o Brasil ano após ano. A receita tradicional que vem lá de Pouso Alegre-MG na fazenda do Sr. José Barbosa serviu de inspiração para a Rosi e o Raphael, filha e genro, que a adaptaram para uma nova tendência do mercado mais saudável, natural, e saborosa, eliminando todo tipo de conservante, e usando o leite do gado da própria fazenda e da cooperativa da região em sua produção.

7º – Doce de Leite Viçosa – Um nome que carrega desde 1980 a responsabilidade de representar o principal doce de leite mineiro de qualidade para todo o Brasil, vencedor de nada mais que 10 prêmios de Melhor Doce de Leite do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos. Ele já marcou presença em programas famosos como da Ana Maria Braga, Fátima Bernardes na Globo e alguns culinários da GNT