AMAPI: inovação para os municípios da Zona da Mata

0
177

Gestores públicos e empresários de 40 municípios da Zona da Mata se reuniram, no dia 29, durante o evento e-Cidades, realizado em Juiz de Fora. O encontro, promovido pelo Sebrae Minas, teve a proposta de discutir a necessidade de utilização de inovações para a implantação de melhorias na gestão pública. De acordo com a organização, cerca de 200 pessoas compareceram ao evento. Dentre os presentes estavam o prefeito Antônio Almas/PSDB, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária, Rômulo Veiga, e outras autoridades da região.

A AMAPI foi uma das apoiadoras do evento e esteve representada através do secretário executivo, José Adalberto de Rezende. “O SEBRAE, mais uma vez, manifestou a preocupação dele em passar para os gestores públicos as inovações tecnológicas que acontecem, principalmente, na área de Tecnologia da Informação. Durante o evento o SEBRAE reforçou os bons exemplos que vêm acontecendo, mesmo diante da crise financeira que as cidades ainda enfrentam”, destacou José Adalberto. Foram realizados painéis, palestras, exposições e cases que mostraram alternativas sobre como as inovações podem contribuir para o trabalho de gestão pública. As apresentações abordaram temas como a realização de parcerias estratégicas para o desenvolvimento dos municípios; soluções oferecidas pelas startups; uso das redes sociais na gestão pública; transformação digital na educação; o futuro das cidades e o conceito de “Smart Cities”, que são centros urbanos que utilizam a tecnologia para otimizar operações, reduzir custos e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Durante o evento também foi criado o “Espaço UFJF”, ambiente específico com soluções para o desenvolvimento de territórios e arranjos produtivos locais (APLs), realizado por startups e empresas juniores da cidade.


O e-Cidades foi realizado com apoio de Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), Grupo de Trabalho de Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata), Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (Ampar), Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (Amver), Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba (Amerp) e Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (AMAPI). Com informações do jornal Tribuna de Minas.

Clarissa Guimarães, Assessora de Comunicação da AMAPI