Viçosa organiza o Mamaço 2019

0
173

Para tornar o Agosto Dourado ainda mais brilhante, no dia 31/08 será realizado o Mamaço, na Praça Silviano Brandão, a partir das 10h. A presença de mães e crianças em idade lactente iluminará a área central da cidade, com o intuito de conscientizar sobre importância da amamentação e reforçar que os bebês possam se alimentar em público, sem constrangimento para as mamães. Essa foi à primeira conquista do movimento no Brasil: a aprovação da Lei nº 414/2015, que proíbe estabelecimentos de impedir mulheres de amamentar em público em vários estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O Mamaço


O movimento foi realizado pela primeira vez, em âmbito nacional, em 2012, na comemoração da 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, pelo grupo Aleitamento Materno Solidário (AMS Brasil). É realizado em diversas partes do país e leva às ruas grupos de mães para amamentarem juntas, em ambiente público. Durante o evento, a mães têm a oportunidade de trocar experiências além de tirarem dúvidas com os profissionais de saúde presentes.

Agosto Dourado

Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da Lei nº 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado, para celebrar o leite materno como alimento de ouro, como elemento essencial para a saúde dos bebês. Para marcar este período, foi instituído o “Agosto Dourado” que é dedicado a debater temas relativos à importância do aleitamento materno.