Pe. Wandinho deixa a Paróquia de Sebastião assume Pe. Leandro

0
601

Em 22/07, o Arcebispo da Arquidiocese de Mariana, Dom Aíton, comunicou a transferência do Padre Wander Torres da Paróquia de São Sebastião em Ponte Nova, para assumir a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. No seu lugar assumiu o atual Vigário Paroquial, Padre Leandro Marcos Costa.

Segundo o comunicado, este é um procedimento normal nas Arquidioceses.


Padre Wandinho como é carinhosamente chamado assumiu a paróquia de São Sebastião em maio de 2014.

Wander Torres Costas nasceu no dia 02 de dezembro de 1977 em Itabira.

Em 1996 ingressou no Seminário Arquidiocesano de Mariana e foi ordenado sacerdote por Dom Luciano Mendes de Almeida no dia 11 de setembro de 2004.

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa, além do curso Seminarístico de Teologia pelo Instituto de Teologia São José.

Foi pároco das Paróquias de São Sebastião, em Pedra do Anta (2005-2007) e Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa (2007-2014). Em 28 de maio de 2014 assumiu os trabalhos como pároco da Paróquia de São Sebastião, em Ponte Nova. Em 2017 passou a acumular também a função de administrador paroquial da Quase Paróquia de São José em Oratórios.

Foi assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude entre 2004 e 2016. Também foi assessor do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil entre 2009 e 2010.

Atualmente é professor do curso de Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes, em Mariana, onde ocupa a função de Diretor Acadêmico. Atua como assessor eclesiástico da Pastoral Carcerária em Ponte Nova e na Região Mariana Leste da Arquidiocese de Mariana.

Padre Leandro Marcos Costa Vigário Paroquial

Padre Leandro Marcos Costa, nasceu no dia oito de Junho, dia dedicado ao Santo Diácono Efrém, na cidade de Ouro Preto – MG. Natural da Paróquia Santa Efigênia, começou sua formação vocacional no Seminário São José da Arquidiocese de Mariana no ano de 2009.

Em 2012 concluiu a etapa formativa da Filosofia e no ano seguinte foi admitido às ordens sacras. No ano de 2016 concluiu a formação em Teologia. Em fevereiro de 2017 foi enviado ao município de Viçosa, Região Pastoral Mariana Leste, para vivenciar o acolitato na Paróquia São João Batista. No dia 07 de Maio do mesmo ano, durante o encerramento da II Jornada Vocacional em Mariana, foi ordenado diácono e exerceu seu ministério também na paróquia de São João Batista.

No dia 04 de Novembro de 2017 foi ordenado sacerdote juntamente com o padre Lucas Germano, em Ouro Preto, pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Geraldo Lyrio Rocha.

No dia 28 de Novembro foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia São Sebastião em Ponte Nova sendo acolhido em 17 de Dezembro de 2017.