Curso de arbitragem em Urucânia reunião mais 60 árbitros da região

0
288

Com o objetivo de atualizar os conhecimentos sobre as novas regras implementadas pela FIFA©, em 01/06, a Liga de Desportes de Urucânia em conjunto com Federação Mineira de Futebol nos dias 14 e 15/06/2019 realizou mais um curso de arbitragem.

Foram apresentadas as modificações sofridas nas regras, que estão valendo desde o dia 01/06/2019, além de uma reciclagem completa sobre as 17 Regras vigentes.


Por questões sensatas, as novas regras só entrarão em vigor no Campeonato Regional do Açúcar 2019 a partir da rodada de 22/06, pois nesse prazo as equipes serão oficialmente avisadas.

O curso foi ministrado pelo árbitro CBF© Joel Tolentino Damata Júnior e pelo assistente FIFA, Márcio Eustáquio Sousa Santigo. Joel é instrutor / avaliador / observador da Federação Mineira de Futebol (FMF) além de árbitro CBF. Márcio Santigo ocupa o cargo de coordenador de arbitragem profissional e recentemente deixou o quadro da FIFA para dedicar-se a essa atividade.
Segundo Márcio Santiago, é intenção da FMF é ficar mais próxima das ligas de futebol do interior e levar orientações da melhor forma possível para seus filiados.

Os cursos de arbitragem têm acontecido em outras cidades do estado e tem capacitado homens e mulheres para atuarem como árbitros e/ou assistentes.
Para o presidente da Liga de Urucânia, Divino, essa aproximação junta à FMF é de suma importância. Com isso, os campeonatos realizados têm mais credibilidade e os clubes participantes dos certames tentem a aumentar.

Com relação ao curso de arbitragem, Divino disse que a Liga e a FMF não pouparão esforços para a realização de outros quando necessário. Divino frisou que todos têm a ganhar com a capacitação da arbitragem que fica bem qualificada e pronta para atuar em qualquer campeonato tanto da Liga Urucaniense quanto de outras Ligas.
O curso foi realizado em espaço cedido pela Câmara Municipal de Urucânia e contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, entre homens e mulheres.