Viçosa decreta situação de emergência devido a casos de dengue

0
109

O Prefeito Ângelo Chequer declarou, nesta segunda-feira (20), por meio do Decreto 5.326/2019, estado de Situação de Emergência em Saúde Pública em razão da confirmação das doenças infecciosas viras: dengue, chikungunya e zika.

A partir do decreto, a Secretaria de Saúde fica autorizada a realizar uma série de medidas como contratação imediata de profissionais e autoriza a realização de medidas administrativas necessárias a contenção do surto como a aquisição de materiais e insumos.


Ações da Prefeitura 

A Prefeitura de Viçosa realiza continuamente o combate a essas doenças. Os agentes comunitários fazem visitação nas casas e o controle dos criadores. Em abril, a prefeitura reforçou o combate ao mosquito atuando com aplicação de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), utilizado para controle do vetor Aedes aegypti, a um raio de 300 metros dos casos notificados.

Também estão sendo realizados mutirões de limpeza com o recolhimento de inservíveis desde do início de maio. Ao todo já foram recolhidos 29 caminhões de materiais que podem servir de criadouros dos mosquitos nos bairros Santo Antônio, São Sebastião, União, Vale do Sol, Cidade Nova e Barrinha.

No próximo sábado (25) os bairros contemplados pelo mutirão serão: Amoras, São José, Floresta, Vau Açu e Inácio Martins. As equipes estarão das 8h às 11h fazendo a coleta de garrafas; latas; pneus; lonas; plásticos e sucatas. A recomendação da Prefeitura é de que os moradores coloquem na porta das casas o material que será recolhido no dia da ação daquele bairro, respeitando o horário da ação e os tipos de objetos que serão recolhidos.