Hospital Gavazza realiza captação de órgãos para transplante

0
542

A Doação de Órgãos é um ato de muito amor que pode salvar vidas. Na maioria das vezes, o transplante é a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. No Hospital Arnaldo Gavazza existe uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) que desenvolve atividades e busca a conformidade dos processos internos de acordo com as legislações vigentes e normas do hospital.

Na última sexta-feira (03/05), foi realizada uma captação de múltiplos órgãos.  Pessoas que esperavam por transplante foram beneficiadas, com sucesso, tendo captação de 02 córneas, 02 rins e fígado. A família, mesmo em um momento de tristeza, deixou a solidariedade e o amor ao próximo falarem mais alto e autorizou a doação.


A captação dos rins e do fígado foi realizada pela equipe do MG Transplantes e a captação das córneas pela equipe do HAG. O procedimento durou cerca de quatro horas e uma aeronave do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais fez o transporte dos órgãos até Belo Horizonte.

A destinação dos órgãos depende do resultado do exame de compatibilidade dos pacientes da fila de espera. É importante ressaltar que é necessário conversar com a família sobre a doação de órgãos. O doador pode ter até 80 anos de idade. Depois de constatada a morte, são feitos vários exames para verificar a possibilidade de doação e a família decide se autoriza ou não.

Palestra

Na noite de quarta-feira, (24/04) o assistente social Ivo Jonathan e a psicóloga clínica Gabriela Sollar, da CIHDOTT estiveram na faculdade Dinâmica para orientar os alunos sobre a importância da doação de órgãos, como funciona e os desafios existentes no processo de transplante de órgãos.

Veja no site: https://bit.ly/2H59sic

Acompanhe nossas redes sociais:

Hospital Arnaldo Gavazza

Facebook: www.facebook.com/hospitalgavazza

Instagram: @hospitalgavazza

Plamhag

Facebook: www.facebook.com/plamhag

Instagram: @plamhag