Governo de MG confirma implantação de Batalhão da PM em Viçosa

0
413

A implantação de um Batalhão da Polícia Militar (PM) em Viçosa, antigo sonho da população e pauta de reivindicação política há anos, pode se tornar realidade. A informação foi divulgada pelo Deputado Estadual Coronel Henrique (PSL) durante reunião ordinária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada no último dia 7 de março.

O Viçosa em Dia entrou em contato com a assessoria do comando geral da PM e aguarda retorno. A assessoria da 10ª Companhia de Viçosa informou que a corporação ainda não foi notificada da decisão.


Em nota enviada ao Viçosa em Dia, o parlamentar confirma que a elevação da 10ª Companhia Independente de Viçosa à categoria de Batalhão foi garantida pelo novo Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Geovane Gomes da Silva, e é prevista para 2020. Eles se reuniram no último dia 26 de fevereiro, na cidade administrativa, onde o parlamentar entregou um requerimento que defende a implantação do Batalhão.

Entre os inúmeros quesitos apontados como base para a implantação da unidade em Viçosa, o requerimento leva em conta o potencial atrativo da cidade em função da existência de grande público universitário (cerca de 30.000 que não constam como residentes, segundos dados da Polícia Militar) e ainda o fato de Viçosa ser a única cidade mineira com a presença de uma universidade federal que ainda não possui um batalhão de polícia.

Também merece a atenção o circuito turístico da região, que oferece aos visitantes opções de cachoeiras e o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, local onde se encontra o Pico do Boné, município de Araponga. Fazem parte do agregado turístico as opções de comidas típicas, o artesanato, entre outros, o que atrai público visitante e reforça a relevância da implantação da nova base.

A 10ª Cia da PM, criada em 2014 e originária da 97ª Cia PM Esp / 21º BPM, é responsável pelo policiamento ostensivo e preservação da ordem pública em Viçosa, Ervália, Cajuri, Pedra do Anta, Araponga, Coimbra, Paula Cândido, Teixeiras, Canaã e São Miguel do Anta. Uma região com extensão territorial de 2.085,84 Km² e uma população residente de aproximadamente 152.878 mil habitantes. Com a mudança, essas cidades também terão sua segurança reforçada naturalmente pelo aparato material e reforço nos quadros oferecidos pelo novo Batalhão

Por Artur Vieira / Viçosa em Dia