Morre Tarciso ex-jogador do Grêmio nascido em São Geraldo/MG

0
337

Ex-atacante, de 67 anos, tinha um tumor ósseo; o Flecha Negra é o jogador com mais partidas pelo tricolor gaúcho.

A torcida do Grêmio perdeu um dos maiores ídolos de sua história. Morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 67 anos, José Tarciso de Sousa, mais conhecido como Tarciso Flecha Negra. Campeão da Libertadores e do Mundial Interclubes em 1983, ele é o segundo maior goleador da história do clube, com 226 gols.


A morte do ex-jogador foi confirmada por seu gabinete na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Vereador pelo terceiro mandato consecutivo na capital gaúcha, ele lutava contra um tumor ósseo e estava internado no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, há poucos dias. Ainda não informações sobre velório e sepultamento.

Nascido em São Geraldo, no interior de Minas Gerais, Tarciso iniciou a carreira no América-RJ. Foi no futebol gaúcho, porém, que deslanchou. Chegou ao Grêmio em 1973 e defendeu as cores azul, preto e branca por mais de uma década, até 1986.

É o recordista de jogos com a camisa do Grêmio, com 721 partidas. Em número de gols, só perde para Alcindo, que marcou 264. Conquistou ainda o Brasileiro de 1981 e cinco campeonatos gaúchos (1977,1979,1980,1985,1986). O Grêmio ainda não se manifestou sobre o falecimento e possíveis homenagens.

Tarcísio, ponta direita à moda antiga, tinha estreita ligação com a cidade de Ponte Nova e região. Na década de 1960 jogou no Pontenovense FC com a idade de 16 anos, daí foi para  o América do Rio de Janeiro, onde despontou, foi comprado pelo Grêmio e tornou-se um dos maiores ídolos da nação gremista. Tarcísio deixa uma grande família, e dentre os irmãos  Fifi (falecido) e César, sendo que estes foram jogadores de destaque da Sociedade Esportiva Primeiro de Maio. Da grande família de Tarcísio muitos parentes dele moram em Ponte Nova. Dentre os parentes a nossa reportagem conversou com Marcos Fifi, que foi lateral-direito e Técnico do Primeiro de Maio, que emocionado falou um pouco da vida de Tarcísio, lembrando de várias momentos da carreira vitoriosa de Tarcísio, chegando inclusive à Seleção Brasileira.

Informações Repórter Marcos D