Sucesso o 2º Encontro Nacional de Capoeira em Amparo do Serra

0
73

O Grupo de Capoeira União realizou nos dias 23, 24 e 25/11/2018 o 2º Encontro Nacional de Capoeira na Cidade de Amparo do Serra. Com o apoio do Conselho do Patrimônio Cultural e Secretaria Municipal de Assistência Social de Amparo do Serra, o evento teve sua abertura com uma belíssima apresentação de capoeira ao toque de São Bento Grande dando boas-vindas aos convidados vindos de outras cidades e estados, na Praça João Pinheiro, em um espaço próprio para a capoeira, construído graças ao esforço e empenho do Secretário de Esportes Leandro Teodoro e os conselheiros do Patrimônio Cultural. Em Seguida foi feito um samba de roda e foi servido um jantar na casa do Mestre Mendes encerrando as atividades do dia 23.

Já no dia 24 na Escola Estadual Alfredo do Carmo as 13h, foi ministrado um curso de movimentos de entrada e saída com o Professor Toni e o Monitor Turrão, curso de confecção de berimbau e história do Grupo de Capoeira União com o Mestre Mendes, vivência de Capoeira com o Mestre Bocka do RJ e em seguida foi servido um lanche. As 18h foi realizada outra bela apresentação de capoeira na praça e as 21h foi servido um jantar preparado e patrocinado pela Senhora Vera Lopes.


No dia 25 as 8h no Ginásio Paulo Emilio Gomes, houve a composição de mesa com o Secretário de Esporte, Leandro Teodoro; a Secretária de Assistência Social, Vera Lopes; o Vereador Alberto Lopes Belico (Kiko); e os Mestres de Capoeira de outras cidades e estados, para a execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida foi dada a palavra a cada componente da mesa, que agradeceram o convite e parabenizaram os organizadores do evento e em especial ao Mestre Mendes pelo empenho e dedicação. O Mestre Mendes agradeceu a presença de todos, e passou a entregar uma lembrancinha do evento, confeccionada pelo Mestre Antônio e sua esposa Dudu, aos convidados e aos atletas do Grupo de Capoeira União que estão trabalhando com a capoeira e aqueles que iriam receber a graduação de Monitor de Capoeira.

O Mestre Mendes parabenizou a todos que iriam receber sua graduação, agradeceu aos integrantes do grupo que o ajudou na execução do evento e aos patrocinadores, e, em seguida deu o comando para que se iniciasse a grande roda de capoeira com mais de 200 capoeiristas, para realização do batizado e a troca de corda dos alunos do Grupo de Capoeira União de diversas cidades.

Após a roda foi servido um almoço no próprio ginásio e a festividade continuou na casa do Mestre Mendes com muito toque de berimbau, cantigas, samba de roda e afoxé para os Mestres e capoeiristas que permaneceram na cidade até a noite e para outros que viajaram apenas no dia seguinte.

A cidade de Amparo do Serra foi agraciada por 3 dias de muita cultura, apresentações maravilhosas e troca de saberes entre os próprios capoeiristas e a comunidade serrense.