Câmara de Ponte Nova inaugura nova iluminação e placa publicitária

0
291

Valorizar e preservar o patrimônio, garantindo a sua beleza arquitetônica e a segurança do seu entorno.  Em comemoração aos 155 anos de instalação, vereadores, ex-vereadores, demais autoridades, homenageados e diversos cidadãos e cidadãs participaram, no dia 13 de novembro, da inauguração do projeto luminotécnico e revitalização do casarão sede da Câmara de Ponte Nova. A apresentação musical ficou a cargo da Banda Santíssima Trindade.

Os membros da Mesa Diretora, presidente Leo Moreira (PHS), o vice-presidente Montanha (MDB) e o secretário José Osório (AVANTE) ao lado da Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal de Ponte Nova, Dayse Mara Baltazar, do deputado estadual Thiago Cotta (MDB) e do prefeito Wagner Mol (PSB) descerraram a placa inaugural.


Onze ex-presidentes da Casa foram homenageados pela contribuição, fortalecimento e valorização da democracia e do Poder Legislativo local.

Os convidados também participaram da abertura da Exposição Fotográfica “Histórias de Alonso”, do fotógrafo pontenovense, Alonso Caríssimo, no Espaço Multiuso José Silva.

Reforma

O prédio que abriga a sede da Câmara de Ponte Nova se destaca como uma das construções mais antigas da cidade, com traços arquitetônicos históricos, o que exige sua contínua preservação.

A reforma parcial incluiu a troca de telhado, forro, piso e outros reparos, instalação de sinalização interna e do letreiro em aço galvanizado ao longo do talude existente de um dos lados da sede do Poder Legislativo. Já o designer, layout, dimensionamento e criação dos letreiros e sinalização interna e externa ficaram por conta da Agência OS3.

Para elaboração de projeto executivo de iluminação, foi contratada a arquiteta e urbanista Joice Tavares Silva Camini e o engenheiro eletricista Antônio Sérgio de Carvalho para o projeto de implantação de iluminação externa e iluminação dos corredores conforme projeto luminotécnico visando a melhoria estética do prédio e maior conforto nas atividades noturnas.

A Câmara de Ponte Nova também adquiriu material elétrico para iluminação do trecho entre o Terminal Rodoviário e a avenida Antônio Brant Ribeiro (fundos da Escola José Maria da Fonseca) com o objetivo de garantir mais segurança aos pedestres e teve aprovação pelo Corpo de Bombeiros do sistema de segurança contra incêndio no seu prédio.

Os processos licitatórios ocorreram nos dias 9 e 10 de agosto para contratação dos serviços técnicos de engenharia para execução da obra de iluminação externa, conforme projetos técnicos e para a aquisição de materiais elétricos para execução de projeto de iluminação externa do seu prédio sede, respectivamente.

Para a obra de iluminação externa, a empresa Towers Engenharia Ltda., da cidade de Alvinópolis, representada pelo seu sócio, Geraldo Torres Pires Júnior, foi declarada vencedora com o valor global de R$ 52 mil.

O Processo Licitatório para aquisição de material elétrico de iluminação externa contou a empresa Elétrica Castanheira Ltda., representada por seu sócio, José Ary Monteiro Castanheira, que apresentou propostas para os Lotes 01 a 16, conforme especificados no edital.

Em 18 de abril, realizou-se a licitação para fornecimento e instalação de letreiro em aço galvanizado (Processo Licitatório nº 01/2018, modalidade Pregão, sob a forma “presencial”). A empresa SBM Placas Ltda. foi a vencedora da licitação com o valor global de R$ 15.600,00.

Projetado para ser instalado ao longo do talude existente de um dos lados da sede da Câmara, o letreiro tem por objetivo permitir às pessoas identificarem a localização da sede do Legislativo de Ponte Nova, possibilitando o seu fácil acesso.

Ex-presidentes

Os vereadores da atual Legislatura entregaram medalhas aos ex-presidentes da Câmara em reconhecimento à contribuição que deram para o fortalecimento e a valorização da democracia e do Poder Legislativo em nosso município. Nos discursos, foram destacadas histórias, ações e a importância da interação do Poder Legislativo com a população. Foram homenageados os seguintes ex-presidentes:

  • Angelino Cardoso – 1991/92
  • Antônio Carlos Pires Maciel – 2001/02
  • Antônio César Gonçalves Pereira – 1983/85
  • Antônio Claret Miranda Pereira – 1999/00
  • Baltazar Antônio Chaves – 1993/94
  • Dennis Mendonça Ramos – 2007/08
  • José Mauro Raimundi – 1997/98 – 2003/04 – 2009/10 -2015/16
  • José Rubens Tavares – 1995/96 – 2011/12 – 2013/14
  • José Silvério Felício da Cunha – 1989/90
  • Tarcísio de Castro – 1980/82
  • Wagner Mol Guimarães – 2005/06

Exposição

Com mais de 60 anos de profissão e membro da família que trouxe a fotografia para Ponte Nova, o fotógrafo Alonso Caríssimo retratou situações curiosas de pessoas, natureza, paisagens, animais, cidades, eventos e casamentos, sempre acompanhando a evolução dos equipamentos e das técnicas de fotografia. Com a presença de familiares e amigos, Alonso fez demonstração com um antigo flash de pólvora que surpreendeu os presentes e, emocionado, agradeceu a homenagem de expor seus trabalhos à população.

Neto de Nicolau Caríssimo e filho de Francisco Caríssimo, Alonso tornou-se também um exímio fotógrafo, sendo um dos mais requisitados para casamentos em Minas Gerais e até fora do Estado, chegando, pelas suas contas, a duas mil cerimônias, onde vivenciou momentos inusitados.

As fotos estarão expostas até o dia 30 de novembro e a visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. A realização é da Câmara de Ponte Nova por meio da Escola do Legislativo “Vereador José Mauro Raimundi”.