Cardosense conquista Bacharelado, Mestrado e Doutorado em áreas de Agronomia/Agroecologia

0
1291

Ariany das Graças Teixeira, filha de Ana Maria dos Reis Teixeira e Elvino Bernadino dos Reis Teixeira, recebeu as graduações, Bacharel em Agroecologia, IF Sudeste de MG, Rio Pomba e Mestrado e Doutorado, em produção vegetal, pela UFES, Campus Alegre.

Ariany e seus familiares residem em Cardosos, distrito de Urucânia.


O projeto de doutorado foi realizado a partir da necessidade de informações sob o cultivo da yacon, ou batata yacon, uma hortaliça, conhecida por ser um alimento funcional, apresentando propriedades que contribuem para a melhoria da saúde humana, como controle da diabetes e diminuição do colesterol, entre outros benéficos.

O nosso objetivo foi construir condições favoráveis ao seu cultivo em regiões de baixa altitude no Brasil, uma vez que a mesma é originaria dos Andes Peruanos. O trabalho intitulado Cultivo de yacon em ambientes sombreados, foi realizado na Universidade Federal do Espirito Santo, cidade de Alegre-ES, em duas etapas; a primeira o cultivo foi realizado por meio sombreamento artificial; a segunda etapa, proveniente os resultados encontrados sobre a tolerância da yacon a níveis moderados de sombreamento, foi realizado o cultivo em consorcio com milho e bananeiras.

Nosso trabalho obteve resultados positivos quando ao cultivo da yacon sombreada, possibilitando a elas um microclima favorável ao seu desenvolvimento na condição climática de baixa altitude, além de possibilitar ao agricultor de base familiar a inserção de uma nova cultura, agregando valor e aumentando a renda.