Colaboradores do HAG participam de Congresso Internacional de Bioética

0
173

Foto: Carlos Leget entre os colaboradores do HAG, João Victor Ribeiro e Amélia Suriani

De 28 a 30 de Junho de 2018 os colaboradores do Hospital Arnaldo Gavazza, Amélia Suriani (Assistente Social) e João Victor Ribeiro (Coordenador do Núcleo de Humanização), participaram do VIII Congresso De Humanização e Bioética e II Congresso Internacional Ibero-Americano de Bioética com o tema: Cuidados Paliativos e Direitos Humanos. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promoveu os as atividades.


O evento contou com a participação de renomados profissionais da saúde, especificamente os especialistas em cuidados paliativos, humanização e bioética. Dentre eles, os espanhóis José Maria Galán González e Francisco Javier de la Torre Diaz, os argentinos Gustavo de Simone e Suzana Vidal (representando a UNESCO), o italiano Léo Pessini e destaque para o holandês Carlo Leget, teólogo, que ocupa vários cargos em organizações focadas nos cuidados mentais e paliativos.

Embora o termo (cuidados paliativos) seja recente, conquistou importante espaço no cenário nacional e internacional. Centenas de pesquisadores, professores e estudantes têm contribuído com a pesquisa científica. O congresso nos fez refletir sobre as práticas de assistência ao paciente incurável, com o intuito de oferecer dignidade e menos sofrimento, focando na qualidade de vida, ressaltaram Amélia Suriani e João Victor.

Na foto você vê Carlos Leget entre os colaboradores do HAG (João Victor Ribeiro e Amélia Suriani), o holandês é graduado em teologia pela Catholic Theological University, em Utrecht. Além de Vice-presidente da Associação Europeia de Cuidados Paliativos é membro do Comitê do Centro de Ética e Saúde.

Assessoria de Comunicação Hospital Arnaldo Gavazza