Confirmados três casos de Febre Amarela na região de Viçosa

0
321

A vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde da prefeitura de Viçosa teve acesso, na manhã desta quinta-feira (18), aos resultados dos exames do cidadão do município vizinho de Porto Firme, de 53 anos, que está internado em Viçosa, e do viçosense que veio a óbito na data de ontem, em Belo Horizonte, confirmando o diagnóstico de febre amarela nos dois casos.

Ontem a secretaria de Saúde já havia recebido a notificação da confirmação de febre amarela no outro paciente Porto Firme que está internado em Belo Horizonte. Portanto, já são três casos confirmados da doença na microrregião de Viçosa.


CATEGORIA TRÊS

Com a confirmação dos casos, toda a microrregião de Viçosa é enquadrada na categoria 3 de situação epidemiológica da classificação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A nota técnica nº 07/2017 da pasta recomenda a intensificação da vacinação nos postos fixos, a busca a ativa e a ampliação do público alvo da vacina.

AMPLIAÇÃO DO PÚBLICO ALVO

Desde ontem, com a confirmação do primeiro caso de Porto Firme, a secretaria de Saúde de Viçosa autorizou a ampliação do público alvo da vacina contra a febre amarela na cidade. Idosos, gestantes e puérperas passaram a fazer parte da lista de pessoas que devem tomar a vacina.

Portanto, todas as pessoas que estão em Viçosa, com idade acima de 9 meses de idade, devem ser vacinadas. Gestantes, idosos e puérperas (mulheres amamentando crianças de até 6 meses) passarão pela triagem da equipe de enfermagem das unidades antes de tomar a vacina. As mães amamentando devem interromper a amamentação por 10 dias após tomar a vacina.