HAG participa de evento sobre as novas diretrizes para doação de órgãos e tecidos

0
316

Foto:  Maria Laura Diniz (enfermeira), Juliana Rocha (enfermeira), Amélia Suriani (assistente social) e Rafaela Cabral (nefrologista)

No dia 07 de dezembro, a vice-coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Arnaldo Gavazza, Amélia Suriani, participou do I Simpósio de CIHDOTT’s da Organização de Procura de Órgãos (OPO). O encontro foi realizado no Hospital João XXII.


O evento teve como objetivo definir o novo fluxo de comunicação de morte encefálica ao MG Transplantes e a atualização/divulgação da legislação de doação de órgãos, assinada em novembro pelo presidente Michel Temer. O novo texto retira a possibilidade de consentimento presumido e reforça a decisão expressa da família do possível doador no processo. O decreto também possibilita que outros médicos diagnostiquem a morte encefálica. Anteriormente apenas o neurologista realizava o processo.

O encontro foi extremamente importante por discutir as alterações na legislação para possíveis doadores, mas também a abordagem sobre novos formulários adicionados ao prontuário do paciente e o faturamento de procedimentos relacionados a morte encefálica, doação e transplantes, ressaltou Amélia.

Assessoria de Comunicação Hospital Arnaldo Gavazza