Prefeitura de Ponte Nova divulga nota de esclarecimento sobre as lagartas

0
865

Nota de esclarecimento sobre as lagartas

Devido às reclamações recorrentes nos últimos dias com relação à infestação de lagartas na Rua Presidente Antônio Carlos, Bairro Centro, foi realizada vistoria in loco a fim de se verificar a situação. Chegando ao local informado, foi possível identificar a infestação de três árvores da espécie Terminalia catappa (amendoeira da praia) por lagartas da espécie Antichloris eriphia, também conhecida como lagarta desfolhadora ou lagarta perfuradora.


As lagartas desfolhadoras são controladas por inimigos naturais (parasitóides e predadores) e epizootias de fungos e vírus, sendo os seus surtos geralmente associados ao desequilíbrio natural de um ecossistema. Esses surtos ocorrem de forma esporádica e podem durar de 1 a 3 dias. Devido à sua curta duração, não foi necessário que se utilizasse nenhum tipo de inseticida ou outro meio para se combater as lagartas em questão.

O tipo de controle indicado para este tipo de lagarta é a utilização de inseticidas. Devido à toxicidade dos inseticidas para a saúde humana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) tem estudado formas alternativas de controle e combate destas lagartas a fim de se evitar futuros transtornos.

Apesar dos danos causados às árvores e outras culturas vegetais, estas lagartas não apresentam riscos à saúde humana.