Encerrada a Semana de Humanização do Hospital Arnaldo Gavazza

0
154

Na tarde de hoje, encerrou-se a Semana de Humanização do HAG. Desde o dia 23 foram realizadas diversas atividades, como sessões de massagem para os colaboradores da instituição, música ao vivo, momentos de diálogo com os acompanhantes e palestra sobre A Subjetividade da Pessoa Com Câncer, ministrada pela psicóloga Neide Coelho Moreira.

A semana fora inaugurada quinta-feira com a Roda de Conversa, organizada pelo Projeto Acolher, em que os acompanhantes puderam conversar e expor as suas maiores dificuldades aos psicólogos do HAG. No mesmo dia, Neymar Siqueira e Hugo Henrique cantaram pelos setores da instituição, em ação que também envolveu pacientes e colaboradores.


Na sexta-feira, os colaboradores puderam participar de sessões de massagem (que tiveram continuidade até o dia de hoje). Já na segunda e terça-feira, a abordagem foi sobre a Subjetividade da Pessoa com Câncer. A palestrante, Neide Moreira, destacou a necessidade de uma visão holística durante o tratamento hospitalar, não só oncológico. É imprescindível dar voz à pessoa e termos consciência de que o meio nos influência, assim como o influenciamos.

A colaboradora Aline Freitas parabenizou os responsáveis pela Semana e destacou que, no Centro de Otorrino, os pacientes adoraram a iniciativa. Deveriam fazer outras vezes, a gente se sente até revigorado para trabalhar, enfatizou.

O coordenador do Núcleo de Humanização, João Victor Ribeiro, destaca que a Semana de Humanização serviu para integrar os setores do hospital, pacientes e acompanhantes. Todos se empenharam para a organização das atividades. O mais importante foi podermos aliar momentos de lazer e conscientização, como a palestra da Neide Coelho Moreira (psicóloga), que também serve para abordagem do outubro rosa e novembro azul.

Em 2004, a instituição aderiu imediatamente à Política de Humanização, criada pelo Ministério da Saúde com o intuito de qualificar e tornar mais atencioso o atendimento de toda a rede do Sistema Único de Saúde.

Assessoria de Comunicação, Hospital Arnaldo Gavazza