Urucânia receberá a Romaria do Povo Negro na Festa de N.S. das Graças

0
361

A paróquia de Nossa Senhora do Bonsucesso, em Urucânia, Região Pastoral Mariana Leste, vai acolher no dia 26 de novembro, durante as festividades da 70ª Festa de Nossa Senhoras das Graças, os participantes da Romaria do Povo Negro.

Realizada pela primeira vez na Arquidiocese de Mariana, a Romaria tem como motivação o Ano Mariano e os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.


Em sintonia com o lema da 21ª Romaria das Comunidades Negras ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, ocorrida no último dia 4 de novembro de 2017, o tema desta caminhada será “300 anos – Celebrando a resistência com a Mãe Negra Aparecida”.

“A Romaria surge no momento em que a Comissão de Articulação da Pastoral Afro-Brasileira completa dois anos de caminhada na Arquidiocese. Assim, será também um momento de celebrar as conquistas e desafios encontrados neste período. Confiamos que este momento será de fortalecimento e motivação para o planejamento das atividades de 2018 que apresenta uma proposta diferente para as comissões regionais da Pastoral”, explica a integrante da comissão, Maria José.

Preparativos

Nesse último sábado (11), a equipe de articulação da Pastoral Afro-Brasileira na arquidiocese esteve reunida em Barbacena, na Região Sul, para debater alguns pontos da caminhada. “Fizemos um mapeamento dos grupos que irão participar que serão em torno de 10 grupos organizados. Discutimos a infraestrutura, a programação e a celebração eucarística que terá como presidente o Padre Jurandyr Azevedo, assessor da Pastoral Afro junto à CNBB”, disse Maria José.

Segundo ela, a Romaria vem reforçar a luta e a necessidade de espaço organizado do povo negro também na Igreja. “É a primeira vez que vamos nos reunir em Romaria para celebrar a vida e a resistência de um povo que há séculos vem sofrendo todos os tipos de preconceito e discriminação em diferentes espaços da sociedade, inclusive, o espaço eclesial”, finaliza Maria José.

No dia 26 de novembro, a concentração para a Romaria do Povo Negro começa às 7:30h, na Praça da igreja matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Às 9 horas, vai iniciar um cortejo seguindo rumo ao Santuário de Nossa Senhora das Graças, onde os grupos serão acolhidos. De 11h às 14:30h os grupos poderão se apresentar no espaço do Santuário e às 15h acontecerá a missa de encerramento da Romaria.