1º Encontro Nacional de Capoeira em Amparo do Serra

0
158

Foi realizado nos dias 18 e 19/11 o 1º Encontro Nacional de Capoeira na cidade de Amparo do Serra, MG. O Grupo de Capoeira União em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Prefeitura Municipal de Amparo do Serra, conduziram os trabalhos de organização deste grande evento cultural na cidade, tendo à frente o Mestre Mendes (André Mendes) presidente do GCU e a Vera Lopes, Secretária de Assistência Social, que junto de sua equipe, não mediram esforços para a realização deste belo evento.

No dia 18/11, foi realizado um curso de Samba Duro e Samba de Roda, seguida de uma roda de capoeira Angola. Após uma pausa para o café, foi realizado uma apresentação de capoeira na Praça João Pinheiro com alunos da oficina de capoeira do CRAS serrense, alunos e professores do GCU e convidados vindos do Rio de Janeiro.


Já no dia 19/11 houve a concentração em frente à prefeitura dos capoeiristas serrenses, capoeiristas das cidades vizinhas e outros estados, onde foram recepcionados pelo Vice-prefeito Waltencil de Almeida Junior, Presidente da Câmara dos vereadores Aloisio Lopes, Secretária de Assistência Social Vera Lopes e toda a equipe do CRAS. Foi executado o Hino Nacional Brasileiro, e feita a apresentação dos mestres representantes de grupos de capoeira de outras cidades e estados. Houve discurso do Vice-prefeito dando boas-vindas a todos, da Vera falando da importância da valorização da cultura e consolidação de parcerias para fortalecimento de eventos culturais e sociais na cidade, do Aloisio sobre a importância deste evento e oferecendo apoio para os próximos.

A comunidade quilombola da Estiva, Amparo do Serra, foi representada por sua associação e discursaram contando a história do seu surgimento. Já o Mestre Mendes falou sobre a o preconceito, racismo e que uma das formas de se acabar com isso, seria através da valorização da cultura negra.

Mostrou dados sobre a desigualdade estarrecedora em nosso país entre brancos e negros e que esta situação poderia ser mudada através da educação. Em seguida realizou com seus alunos de capoeira do CRAS de Urucânia, uma apresentação de Maculelê. Logo após, todos foram convidados a dirigir-se a E. E. Alfredo do Carmo, onde aconteceria a formatura dos novos capoeiristas.

Após a formatura, houve a entrega de certificados, o momento solene de juramento dos novos capoeiristas, roda de confraternização e samba de roda.

O Mestre Mendes agradeceu a presença de todos, o apoio e trabalho de todos envolvidos naquele evento e  recebeu os parabéns pelo evento. 1º Encontrou Nacional de Capoeira de Amparo do Serra se encerrou com a equipe do CRAS servindo o almoço a todos, fechando com chave de ouro este lindo e importante evento cultural.