Pedro Catarino e Maria José são coroados Reis do Congado em Airões/Paula Cândido

0
470
????????????????????????????????????

Foto: Maria José, Rainha, Pedro Catarino, Rei

Nos dias 14 e 15 de outubro de 2017 foi realizada a 129ª Festa de Nossa Senhora do Rosário no Distrito de Airões, no município de Paula Cândido. Os festejos ficaram a cargo dos festeiros: Carlos César e Lucia Celestino, respectivamente Rei e Rainha de compromisso 2017, com o apoio da Banda de Congo José Lúcio Rocha, da Paróquia de São José e da Secretaria de Cultura do município.


A festa foi marcada por cortejos de congados, maracatu e celebrações religiosas. Considerada como Patrimônio Cultural do município, a festa atrai pessoas de várias cidades vizinhas todos os anos. Este ano a comunidade recebeu pessoas vindas de mais de cinquenta cidades diferentes.

No dia 15 de outubro aconteceu a alvorada pelas ruas da cidade, encerrando-se com um delicioso café. No final da manhã foi servido a todos os participantes um farto almoço.

Durante a tarde aconteceu o cortejo do Reinado, uma celebração eucarística, procissão e a troca de coroa de compromisso. Para o novo reinado de 2018 assumem o Rei Pedro Antônio da Gama Catarino de Ponte Nova e Maria José de Souza de Viçosa.

Durante toda a festa, o Congado, o Bloco Maracatu de Viçosa e outros artistas regionais animaram o distrito com músicas, danças, histórias que demonstram a resistência da cultura popular, ancestralidade e religiosidade do povo negro.

Tradicionalmente a festa em Airões acontece no terceiro domingo de outubro. Sendo assim, em 2018, possivelmente a 130ª Festa de Nossa Senhora do Rosário deve acontecer nos dias 20 e 21 de outubro. Reserve na sua agenda e marque presença.

Pedro Catarino, pontenovense conhecido por suas participações políticas em Ponte Nova, participando como candidato a prefeitut da cidade pelo PT, partido que é filiado. Um dos fundadores do Ganga Zumba, com sede no Bairro de Fátima. Formado em direito, trabalhou como Ouvidor da Prefeitura de Ponte Nova, no mandato petista 2013/2016.

Maria José de Souza, nascida no município de Raul Soares, vindo ainda criança para o Distrito de Cardosos, Urucânia, onde foi eleita vice-prefeita pelo PT. Formada em Pedagogia pela UFV, hoje reside em Viçosa, além do trabalho pedagógico, tem uma empresa de assessoria política que presta serviços a várias cidades da região.