I Caminhada Pela Vida e prevenção ao suicídio fecha o Setembro Amarelo no HAG

0
199

No encerramento das atividades do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Hospital Arnaldo Gavazza organizou (juntamente com a Univiçosa) a I Caminha Pela Vida. O evento contou com a participação de escolas da região, especialmente a Escola Estadual Caetano Marinho, que compareceu com 80 alunos e seus educadores.

Durante todo o mês o HAG realizou atividades internas e externas para a conscientização do problema. Rita Ferreira e Caio Amâncio, ambos psicólogos, ministraram palestras para os colaboradores da instituição. Os temas abordados foram o tratamento inadequado da depressão e os principais aspectos da doença.


Os estudantes de psicologia da Univiçosa, João Victor Ribeiro e Leonardo Silva, ficaram por conta das atividades externas, ministrando palestras nas escolas da região, abordando a necessidade de escuta e fala, que circundam o paciente com depressão. As conversas atingiram mais de 1.5000 alunos de 8 escolas e um debate na Câmara Municipal de Ponte Nova. João, que também é coordenador do Núcleo de Humanização do HAG, sempre ressaltou a importância da resiliência e empatia com quem vivencia esta situação.

Nós adoramos as atividades, os nossos alunos também aderiram à campanha e deram continuidade aqui dentro da escola. Confeccionaram cartazes, panfletos, conversaram com os mais jovens. A Caminhada veio só para coroar o mês de conscientização. No Caetano Marinho, o Setembro Amarelo foi um sucesso, que mais campanhas sejam feitas. Ressaltou Rosimari Moreira de Freitas, Supervisora Pedagógica da Escola Estadual Caetano Marinho.

Foi muito importante, já que muitas pessoas sequer sabiam de que se tratava o Setembro Amarelo. Trazermos o tema da campanha nacional para cá foi muito satisfatório. Principalmente ao vermos o interesse dos alunos e educadores, que muitas vezes relatavam suas experiências com pessoas próximas. Pudemos perceber como a depressão precisa ser mais abordada, salientaram João Victor e Leonardo Silva.

Assessoria de Comunicação do Hospital Arnaldo Gavazza