SEMSA realizará vacinação antirrábica na Praça de Palmeiras/Ponte Nova

0
143

Acontecerá no próximo sábado (23), a vacinação contra a raiva animal na Praça de Palmeiras, uma realização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Vigilância em Saúde. A vacinação será realizada das 8h30 às 12h e, cães e gatos nativos dos bairros Palmeiras, Guarapiranga e Vale Verde poderão ser vacinados, uma vez que, não haverá vacinação de porta em porta nesses locais.

Animais de outros bairros do município que ainda não foram vacinados ou de locais onde a equipe já passou, mas por algum motivo, a vacinação não foi realizada, também poderão ser levados à Praça de Palmeiras.


A raiva é uma doença transmitida do animal ao homem, é causada por vírus e é mortal, tanto para o animal quanto para os seres humanos. A doença é transmitida pela saliva de um animal doente através da mordida, arranhão ou por lambedura. O cão e o gato são os principais transmissores aos homens, mas morcegos e macacos, por exemplo, também podem passar a raiva.

A Vigilância em Saúde alerta a todos que, em caso de mordidas, o ferimento deve ser lavado com água e sabão imediatamente, em seguida, o SAMMDU deve ser procurado para que o paciente passe pela primeira avaliação, receba orientações e inicie o tratamento da doença.

No caso dos animais, os donos devem ficar atentos para modificações de hábitos e comportamento, como: agressividade, recusa de alimentação e água, dificuldade para engolir, boca aberta e baba, procura por lugares escuros e latido diferente.

Para saber mais, tirar dúvidas, ou em caso de mordidas e modificação de hábitos e comportamento do animal, entre em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone 3817-1120.