Realizado o 3º Encontro de Agroecologia em Ponte Nova

0
197

Aconteceu em 17/08, o 3º Encontro de Agroecologia, realizado pela Prefeitura Municipal de Ponte Nova, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Sedru), Prefeitura Municipal de Oratórios, Epamig, Emater, IMA, EFA Paulo Freire e Sebrae.

O encontro também teve como parceiros o Saudali, a Amapi, a Coplacan, as Câmaras Municipais de Ponte Nova e de Oratórios, o Supermercado Poupy e a GVC Itália. O evento teve como objetivo incentivar a produção agroecológica e o melhoramento da produção familiar daqueles que exercem atividades agrícolas em Ponte Nova e região, bem como agregar valor ao trabalho realizado pelos produtores e capacitá-los de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles que consomem os produtos da nossa região.


O prefeito Wagner Mol Guimarães destacou a importância dos municípios investirem no cultivo dos produtos orgânicos. Salientou que em Ponte Nova tem todos os equipamentos para o Programa Minimamente Processados, desde 2008, e que é meta prioritária da Administração Municipal o funcionamento deste programa, pois agregará valor e possibilitará a garantia do escoamento dos produtos gerados em nosso município, aumentando renda e oportunidade à família rural.

Os temas discutidos foram: “Certificação e Comercialização”, “Produção Programada e Construção de Túnel”, “Criação de Galinha Caipira no Sistema Agroecológico”, “Manejo Agroecológico de Pragas e Doenças”, “Hortaliças não Convencionais” e no encerramento teve troca de sementes, mudas, receitas e apresentação cultural da Escola Família Agrícola Paulo Freire.