HNSD realiza a primeira cirurgia de câncer de boca com sucesso

0
1438

Foto: Dr. Gabriel Sabido

Em 27/07, foi realizado na IHNSD – Irmandade do Hospital de Nossa Senhora das Dores e pela primeira vez no município de Ponte Nova, uma operação para tratamento do Câncer de boca, chamada de “Pelviglossomandibulectomia”.  Ela foi realizada pelo cirurgião  oncológico Dr. Gabriel Sabido e equipe do HNSD. Nesta cirurgia,  é ressecado o tumor com margens, incluindo um segmento da mandíbula, da língua e do assoalho da boca. É feita também uma “limpeza” das ínguas e da drenagem linfática do pescoço, por onde o câncer pode se disseminar. Esse procedimento associado é denominado linfadenectomia cervical.


Segundo Dr Gabriel, “O câncer de boca é uma doença grave, causada na maioria das vezes pelo consumo de cigarro e álcool. Esta é cirurgia oncológica de grande porte, mas que oferece a melhor possibilidade de cura. Sendo assim o mais importante é prevenir a doença e evitar esses hábitos.”

Dr. Gabriel Sabido, CRM 50815, é cirurgião oncológico do Hospital de Nossa Senhora das Dores de Ponte Nova – MG. Ele é especialista no tratamento dos diversos tipos de câncer incluindo tumores de cabeça e pescoço ( tireóide, boca e garganta) , de pele, do tórax e dos pulmões, do abdome , do sistema digestivo e tumores ginecológicos.