Viçosa acaba com estacionamentos privativos para farmácias, poder executivo, legislativo e judiciário

0
415

A superintendência de Gestão Pública e Governança da Prefeitura de Viçosa, através da Diretoria de Trânsito (DIRETRAN), está fazendo cumprir a resolução nº 302/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que regulamenta as áreas de segurança e de estacionamentos específicos de veículo.

A resolução estabelece, em seu artigo 1º, que “as áreas destinadas ao estacionamento específico, regulamentado em via pública aberta à circulação, são estabelecidas e regulamentadas pelo órgão ou entidade executiva de trânsito com circunscrição sobre a via, nos termos dessa resolução”. Portanto, somente a DIRETRAN pode regulamentar os estacionamentos.


Ademais, a resolução define as vagas em que poderão ser destacadas e devidamente sinalizadas. As placas exclusivas se limitam aos veículos de aluguel; veículo de pessoa com deficiência; veículo de idoso; operação de carga e descarga; ambulância; estacionamento rotativo; estacionamento de curta duração; e estacionamento de viaturas policiais. Portanto, todas as demais placas, como as que definem estacionamento exclusivo para farmácias, estão sendo trocadas pela DIRETRAN.

Em Viçosa, não há mais exclusividade de estacionamentos em farmácias, poder judiciários, executivos e legislativos. As placas serão mantidos com o tempo regulamentar, mas o usuário pode ira a qualquer comércio, ou realizar qualquer trabalho dentro deste prazo.

Em Viçosa, o órgão levantou a existência de 20 pontos onde a troca será necessária. O trabalho começou nesta segunda-feira (17) e deve ser concluído ainda nesta semana.

Em viçosa as informações podem ser obtidas na Diretoria de Trânsito através dos telefones 3892-6247 e 3891-6517.