Ponte Nova pode receber até 25 milhões de reais por ser incluído na lista da SAMARCO

0
378

Na tarde de sexta-feira (14), o prefeito Wagner Mol, recebeu em seu gabinete o Diretor Executivo do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) e membro da Câmara Técnica de Economia e Inovação junto ao Comitê Interfederativo (CIF), Dr. Luiz Custódio Cotta Martins.

Foram vários contatos anteriores buscando a inclusão do município de Ponte Nova na lista dos municípios atingidos pela lama da Samarco no acidente de novembro de 2015. Após rever o histórico desde a tragédia de Fundão em Mariana, momento que o município se omitiu na condição de atingido direta e indiretamente, o Prefeito proferiu efusivos agradecimentos ao Dr. Luiz Custódio em receber o relatório técnico e aprovar a inclusão de Ponte Nova.


Wagner Mol ressaltou que “através de um relatório técnico, que foi fundamental, provamos o prejuízo físico, ambiental e econômico que a tragédia causou na cidade. Tanto que foi aprovado na íntegra pela comissão competente e pelos membros do CIF”. No momento a decisão se encontra nas mãos do Juiz Federal da 12ª Vara Federal de Belo Horizonte para homologação da inclusão de Ponte Nova.

O Prefeito comemora esta vitória, e externa também cumprimentos aos representantes dos municípios de Rio Doce, Silvério e Mariana, Duarte, junto ao CIF e à Amapi. Abrem-se assim, possibilidades de recebimento de recursos para o tratamento de resíduos sólidos e para o tratamento de esgoto.

Segundo informações colhidas pelo UN, o município poderá receber aproximadamente 25 milhões, que terão que serem usados na recuperação do rio, como o tratamento de esgoto tão sonhado pela população.