Urucânia se prepara para criar a AUPA que vai cuidar de animais abandonados

0
497

A comunidade de Urucânia, na manhã de 13/05, mobilizou os moradores para a conscientização da necessidade da criação de uma entidade para cuidar dos animais domésticos abandonados maltratados pelas ruas da cidade.

Para isso será criada a AUPA, Associação Urucaniaense de Proteção aos Animais, que já esta trabalhando para retirar das ruas e cuidar dos animais abandonados, feridos e com doenças.


Durante a tarde membros da Associação distribuíram nas casas e comércios da cidade cartazes sobre a conscientização.

A Associação já conduziu alguns cachorros para especialistas em Viçosa para tratamento, com dinheiro arrecadados na comunidade.

Segundo informações, estão aparecendo muitos animais mortos, envenenados, e vitimas de atropelados, que quando não morrem ficam debilitados pelas ruas.

No próximo dia 21/05 haverá uma reunião para eleição da diretoria da Associação, que já conta com aproximadamente 50 pessoas da comunidade.

Conscientização

“Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais.” Victor Hugo

Amigo de verdade Sempre falamos sobre o valor de uma amizade verdadeira, mas muitas vezes não percebemos o nosso melhor amigo, que está bem aqui, ao nosso lado. Hoje, mais do que nunca, pude perceber que tenho um amigo fiel há muito tempo.

Você já parou pra pensar que seu cachorro possa ser um de seus melhores amigos, se não for o melhor? – Parece estranho, não? Mas é simples. É mais que aquela velha história de que “o cachorro é o melhor amigo do homem”.

Quantas vezes você já reparou que ele faz uma festa quando você chega em casa, mesmo que você tenha saído por 20 minutos? Que a maneira de ele te agradar, te receber, é essa… latindo, balançando seu rabinho, pulando em você?! A única que ele tem (por mais inconveniente que pareça). Ele não diz “eu te amo” pra você com palavras, mas olhe bem fundo nos olhinhos dele e perceba como ele tem um imenso carinho por você.

Repare que, mesmo cansado e velhinho, ele sempre quer brincar com você. Você já percebeu a gratidão dele quando ganha mínimos minutinhos da sua atenção? Como fica feliz quando você o leva pra passear? Ele pode não falar, não te dar presentes, mas perceba o quão importante você é pra ele. Perceba o quão inocente ele é, como te dá carinho sem pedir nada em troca, além do seu carinho também.

Tente pensar em como seria caso você o perdesse. Só de pensar nessa possibilidade, lágrimas rolam pelo meu rosto. Ele me deixaria uma saudade incalculável.

Como seria triste olhar para a porta da cozinha e não vê-lo deitadinho, me observando. Sentiria falta das brincadeiras, das comemorações exageradas quando eu chego em casa; de jogar, as encondidas, pedaços de comida inapropriada para cães e ver como ele fica feliz com isso; sentiria saudade até mesmo das artes que apronta.

Tantas histórias para contar ao longo desses anos… a ideia de que um dia ele vai partir, aperta meu coração; deixa um buraco, um sentimento de perder um irmão. Ficarei muito triste e espero não ter que ver esse dia chegar. Mas enquanto ele está aqui, todos os dias comigo, aproveito o máximo que posso. Pense nisto!

Quando você chegar em casa e ele vier te recepcionar daquele jeito, faça uma festa com ele. Aproveite agora, enquanto ele está aqui, junto a você, pra viver com ele momentos muito felizes. Viva intensamente essa amizade, que é uma das poucas que podemos dizer que é verdadeira… Se você trata as pessoas como animais, elas se comportarão como animais.

Não quero com isso ofender os animais, pois é inadmissível, ver um ser que se diz humano agredir um animal de qualquer espécie que seja. Dizem por aí que o cão é o melhor amigo do homem, mas que tipo de amigo é esse que o maltrata e o leva a morte por nada.

Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, e sim de respeitá-lo. Esse exemplo vale também para os animais, você não é obrigado a gostar dos animais, no entanto você não tem o direito de agredi-lo, de maltratá-lo ou liquidar com a vida dos mesmos.

Jhones Macedo

Cachorro sendo atendido em Viçosa

Cachorro abandonado doente na rua