Prefeitos de Urucânia e Oratórios assinam protocolo de cooperação para construção de novas moradias

0
387

O deputado Thiago Cota; o prefeito de Oratórios, Delgado; e o prefeito de Urucânia, Fred Brum, participaram de uma reunião, na terça-feira (25/4), na sede da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), para a assinatura do protocolo de Cooperação Mútua e Parceria para a construção de novas moradias em nos dois municípios.

Durante a assinatura do Protocolo, o presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques, apresentou as formas de investimentos em habitação, adotados pela empresa, e as faixas de renda que podem ser contempladas. Segundo o prefeito Fred Brum, essa é uma excelente oportunidade para dar condições à população de realizar o sonho da casa própria. O prefeito Delgado lembrou que será uma boa circunstância para gerar emprego para os moradores da região com o início das construções.


O deputado Thiago Cota, responsável pela viabilização do programa no município, lembrou a importância da moradia para a construção da cidadania. “Tem duas coisas que dignificam uma pessoa: a sua moradia e o seu emprego. Isso dá a liberdade para que a pessoa possa pensar, possa caminhar, possa exercer a sua cidadania.

Programa de Habitação da Cohab Minas

A construção dos conjuntos habitacionais faz parte da política de habitação para o desenvolvimento do Estado, permitindo o acesso à casa própria a um número maior de famílias em diversos municípios mineiros, procurando, também, garantir acesso aos serviços de saúde, saneamento e educação, entre outros.

A comercialização das unidades é último passo exigido pela agente financeira do programa, a Caixa Econômica Federal, antes da emissão da ordem de serviço para a execução das obras, feitas com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), atendendo famílias com renda mensal enquadrada nas chamadas faixas 1,5; 2 e 3 do Programa Minha Casa Minha Vida. Cabe à Cohab Minas, como agente promotor, a organização do grupo de beneficiários, a apresentação da documentação à Caixa e a produção das unidades habitacionais.