Iniciada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho do HAG

0
117

Na tarde de hoje, 29/03, teve início a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) do Hospital Arnaldo Gavazza. O evento é organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A atividade inaugural (13h) foi ministrada pelo fisioterapeuta, Leandro Gomides, e teve como a Lombalgia.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde 80% da população serão acometidos pela lombalgia em alguma fase da vida. No Brasil, o número equivale a 50 milhões de pessoas, além de ser a maior causa por absenteísmo nas empresas, ressaltou Leandro. O palestrante ainda fez questão de destacar as principais causas da “doença”: má posição para sentar, abaixar, deitar, carregar algum objeto pesado, infecção ou inflamação.


Na atividade seguinte, às 14h, a psicóloga, Vera Lúcia de Carvalho abordou a Motivação. Durante a palestra foram apresentados temas como as crenças negativas e as limitações que causam nas pessoas, bem como quais são as emoções primárias (medo, tristeza, raiva, nojo, surpresa e alegria). Para entendermos melhor a motivação, precisamos ter noção da diferença entre emoção e sentimento: uma emoção é o conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, que surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo. O sentimento, por sua vez, é uma resposta à emoção e diz respeito a como a pessoa se sente diante daquela emoção.

Confira o restante da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho: