SEMSA de Ponte Nova anuncia vacinação na zona rural onde macacos foram encontrados

0
631

Diante da publicação da notícia pelo UN do encontro de um macaco que “possivelmente” estaria com sintomas da febre amarela, a Secretaria de Saúde de Ponte Nova, anunciou que estará realizando a vacinação na zona rural, a começar pela localidade de Lagoa Seca e na região.

Segundo informação apurado pelo UN foram encontrado naquela região, 3 (três), debilitados e com sintomas da doença. O macaco mostrado na matéria foi capturado, um segundo foi encontrado, mas não conseguiram capturar, já um terceiro macaco bugio foi encontrado e capturado, sendo enviados à Secretaria Estadual de Saúde em BH, onde será analisados os sintomas.


Leia o comunicado:

“COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Ponte Nova, diante da suspeita (ainda não confirmada) de infecção de um macaco pelo vírus da febre amarela, informa que optou, por precaução, iniciar a vacinação de bloqueio. Como os casos notificados no estado de Minas Gerais dizem mais respeito à zona rural, foi recomendado pela Secretaria de Estado de Saúde que seja iniciado o bloqueio por estas áreas. Dessa forma, será realizada, de imediato, a vacinação da zona rural de Ponte Nova, nas proximidades de onde foi encontrado o primata. Em seguida, as demais localidades rurais serão atendidas e, posteriormente, a região urbana, à medida que foram sendo liberadas novas doses por parte da Secretaria de Estado de Saúde. É previsto o envio de doses suficientes para imunizar toda a população pontenovenese e, portanto, não há motivo para pânico. Ressalta-se que não há casos suspeitos em humanos na região. É previsto que, até o final da próxima semana, as vacinas já estejam disponibilizadas para a população urbana.”