Em Ponte Nova Wagner Mol toma posse e Léo Moreira eleito Presidente da Câmara

0
1092

Foto: Wagner Mol assinando os termos da posse na Câmara

Em 1º de janeiro de 2017, tomaram posse os 13 vereadores eleitos para a Legislatura 2017/20, o prefeito Wagner Mol (PSB) e a vice-prefeita Valéria Alvarenga (PSDB). A cerimônia aconteceu no plenário João Mayrink e contou com a presença de parentes e amigos dos parlamentares. Diversas autoridades também compareceram à posse, entre elas, o bispo Dom Joaquim Mol Guimarães, irmão de Wagner. Os convidados também ocuparam o Espaço Multiuso José Silva onde, por meio de um telão, acompanharam a sessão solene.


A Legislatura está composta pelos vereadores: André Pessata (PSC), Aninha de Fizica (PSB), Antônio Carlos Pracatá (PSD), Betinho (PDT), Chico Fanica (REDE), Fiota (PEN), Hermano (PT), José Osório (PT do B), José Rubens Tavares (PSDB), Leo Moreira (PSB), Machadinho (PT do B), Montanha (PMDB) e Sérgio Ferrugem (PRB).

A cerimônia contou com as apresentações musicais das jovens Nisleide e Sheila, da Fundação Menino Jesus, e de Clarice Carvalho ao lado do violinista Luimar Gomes. Os intérpretes de Libras, Eduardo Andrade Gomes e William Silvino da Silva traduziram toda a solenidade aos convidados.

Conforme a Lei Orgânica do Município, Chico Fanica (REDE) presidiu interinamente a presidência da Mesa Diretora, por ser o vereador mais idoso. Ele convidou o vereador José Rubens Tavares para ocupar a cadeira de secretário “ad hoc”, no intuito de auxiliá-lo nos trabalhos.

Os vereadores prestaram o compromisso e assinaram o termo de posse em livro próprio. O presidente em exercício declarou empossados os vereadores e instalou a Legislatura da Câmara para os próximos quatro anos.

Em seguida, foi realizada a eleição da Mesa Diretora para o primeiro biênio da Legislatura (2017/18). Concorreram ao cargo de presidente, os vereadores Leo Moreira e Aninha de Fizica; de vice-presidente Montanha e de secretário Hermano e José Osório.

Por sete votos a seis foi eleito para presidente o vereador Leo; por aclamação, elegeu-se vice-presidente o vereador Montanha e por sete votos a seis, assume a secretaria da Câmara, José Osório. Eles foram empossados automaticamente.

O presidente verificou os diplomas da Justiça Eleitoral e a declaração de bens do prefeito Wagner Mol e da vice-prefeita Valéria Alvarenga. Ambos também prestaram o compromisso e assinaram o Termo de posse em livro próprio.

Já empossado, o prefeito Wagner fez um breve discurso destacando as expectativas e os desafios de sua gestão, ao lado de Valéria. Em seguida, o presidente da Mesa Diretora, Leo Moreira, fez sua explanação e ressaltou os trabalhos da Câmara de Ponte Nova, comprometendo-se a dar continuidade ao processo legislativo de forma transparente, ética e com respeito a todos os pontenovenses.

Antes de encerrada a cerimônia, Leo convidou os representantes das religiões presentes para juntos rezarem a oração do Pai Nosso.

As fotos da sessão solene de posse estão disponíveis no facebook.com.br/camarapontenova

Recesso

Embora o Legislativo esteja em recesso parlamentar desde 15 de dezembro, em cumprimento ao exercício da simetria entre os poderes, estabelecido pela Constituição Federal de 1988 que prevê dois períodos legislativos por ano com recessos, em janeiro e julho, e de acordo com o art. 125 do Regimento Interno, se houver convocação do prefeito Wagner Mol, os vereadores poderão se reunir, neste mês, extraordinariamente.

As reuniões ordinárias retornam em 2 de fevereiro, 1ª quinta-feira do mês, às 19h, no plenário João Mayrink.