Na última quinta-feira, o Setor de Qualidade do Hospital Arnaldo Gavazza encerrou as atividades do Programa 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke), iniciadas em janeiro. A última medida foi a entrega dos certificados com a pontuação atingidas pelos setores da instituição e feedback sobre o que pode ser realizado para otimizar aspectos como organização, limpeza e padronização.
O coordenador do Setor de Qualidade, Renan Saraiva Lessa, agradeceu o empenho e adesão dos colaboradores a todas as propostas do Programa e apoio da Administração do HAG na reimplantação dos métodos. Renan ainda estendeu os elogios às duas colaboradoras que trabalharam em conjunto com o Setor (Raquel Elói e Raquel Leal, responsáveis pelos setores de Ouvidoria e Hemoterapia, respectivamente).
O que é o 5S?
Os princípios utilizados pelo programa 5S para alcançar a melhoria contínua e a qualidade total não são diferentes de alguns princípios fundamentais para o crescimento humano e profissional. O 5S normalmente é implementado como um plano estratégico para que alguns aspectos fundamentais da empresa comecem a apresentar melhorias rumo à qualidade total. O nome 5S vem de cinco palavras japonesas que começam com S: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketso e Shitsuke. A principal vantagem do programa 5s é a facilidade que ele tem de provocar mudanças comportamentais em todos os setores das empresas.