Delegada Regional da Polícia Civil participa da Tribuna Livre na Câmara

0
217

A Tribuna Livre da reunião plenária de 15 de dezembro recebeu a delegada regional da Polícia Civil de Ponte Nova, Lujan Pinheiro de Souza, que falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) em 2016. Ela estava acompanhada de demais policiais civis. Lujan tomou posse em 18 de novembro deste ano em substituição ao delegado José Marcelo de Paula Loureiro, atual diretor da Divisão de Habilitação do Detran/MG.

“O foco de trabalho da Polícia Civil são as investigações e as apurações de delitos das mais diversas naturezas e, a formalização destes procedimentos que serão encaminhados à justiça e ao Ministério Público”, explicou a delegada.

Ela destacou que, atualmente, a 5ª DRPC está dividida em delegacias especializadas nas áreas de homicídios, tóxicos, entorpecentes, roubos, furtos, armas e munições, proteção à mulher, meio ambiente, proteção ao idoso, crimes contra a administração pública, entre outras.

Visando maior eficiência nos trabalhos investigativos, a delegada ressaltou a vinda de 18 novos investigadores de Polícia, aprovados no último concurso público, para a Unidade de Ponte Nova, e a aquisição de três viaturas.

O empenho do chefe de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e ex-delegado da 5ª DRPC, João Otacílio da Silva Neto, também foi destaque na fala de Lujan. Não apenas a delegada, como os vereadores, foram unânimes ao afirmar seu esforço para garantir a segurança pública no município, por meio do aumento do efetivo pessoal e material da Unidade.

Após a explanação da delegada, os vereadores fizeram suas manifestações apontando a atuação eficiente da Polícia Civil em Ponte Nova, os desafios e ressaltaram a tramitação do Projeto de Lei (PL) nº3.528/2016, de iniciativa do Executivo, que autoriza repasse de recurso financeiro à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (Amapi) no valor de R$ 30 mil a serem aplicados em execução de obras de reforma do telhado da sede da 5ª DRPC, uma vez que o mesmo encontra-se em estado precário podendo comprometer os trabalhos no local.

O presidente da Mesa Diretora, José Mauro Raimundi (PP), solicitou à delegada Lujan que os representantes das delegacias especializadas também se inscrevessem na Tribuna Livre para expor os seus trabalhos com mais detalhes.

*Além de Ponte Nova, a 5ª DRPC atende aos municípios de Amparo do Serra, Guaraciaba, Barra Longa, Acaiaca, Santa Cruz do Escalvado, Piedade de Ponte Nova, Rio Casca, Santo Antônio do Grama, Urucânia, Jequeri, São Pedro dos Ferros, Oratórios e Rio Doce.