Prefeito Guto Malta inaugura oficialmente a obra da reforma do Pontilhão de Ferro

0
236

Na manhã de 07/12 foi realizada a entrega oficial da obra de reforma do Pontilhão de Ferro, um dos principais cartões postais do município de Ponte Nova. O prefeito Guto Malta, juntamente com parte da sua equipe de Governo e outros convidados, esteve no local para registrar a conclusão de mais uma ação de valorização e preservação dos patrimônios culturais da cidade. A obra teve custo de R$ 156,5 mil, verba proveniente do Fundo Municipal de Patrimônio.

As ações contemplaram pintura, troca de dormentes, instalação de novo guarda-corpo, melhorias da iluminação (tanto no que se refere à segurança quanto à estética), colocação de totem dos dois lados do Pontilhão (incluindo detalhes sobre o bem e sua história), além de limpeza ao redor.

O Pontilhão de Ferro de Ponte Nova é reconhecido com um Bem Imóvel Tombado, construído em 1910 pela concessionária inglesa Leopoldina Railway, que deteve por muito tempo os direitos de exploração da linha férrea. Sua inauguração aconteceu em 1911. O pontilhão foi instalado com o propósito de atender as duas margens do Rio Piranga e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade.

Foi em 2006 que o Pontilhão de Ferro “Manoel Cavalcanti de Albuquerque”, uma homenagem a um dos engenheiros que construiu o patrimônio, passou pelo processo de tombamento. “A revitalização do pontilhão significa o resgate da memória da cidade. Ao preservarmos os nossos bens, os nossos patrimônios, estamos mantendo viva a história de um povo, de uma cidade”, declarou Guto.