O pontenovense Eduardo Brettas vence Prêmio Jabuti de Ilustração

0
347

O pontenovense Eduardo Parentoni Brettas ficou em segundo lugar no Prêmio Jabuti deste ano pela ilustração do livro Terra Papagalli do escritor Luis Fábio Silveira. A notícia foi divulgada pela Câmara Brasileira do Livro/CBL na última sexta-feira, 11 de novembro de 2016, deixando a cidade de Ponte Nova orgulhosa. Sua técnica é apurada e seus trabalhos são feitos com guache.

Eduardo Brettas, quando tinha apenas 16 anos, e dava seus primeiros passos como artista plástico e Ilustrador, trabalhando desenhos em bico de pena com a famosa tinta Nanquim, fez sua primeira exposição no 2º andar do Pontenovense Futebol Clube (Restaurante e Scotch Bar). A Curadoria da exposição foi de sua mãe Indiana Parentoni Brettas, que era professora, em parceria com o jornalista Ricardo Motta, então Diretor Artístico da Rádio Sociedade Ponte Nova e membro fundador da extinta Associação Artística e Cultural de Ponte Nova, que tinha na presidência o também artista plástico, Ayrton Pyrtz. Isto no final dos anos 1970.


As ilustrações naturalistas de Eduardo Brettas hoje enriquecem diversas obras importantes sobre a nossa fauna como “AS AVES EM SANTA CATARINA”, “OS MAMÍFEROS DE SANTA CATARINA” e outras, além de inúmeras ilustrações em muitas revistas, artigos especiais, teses, diversos encartes e coleções de aquarelas. O que melhor caracteriza Eduardo Brettas, segundo os críticos de arte, é sua notável capacidade de experimentar e aprender as mais variadas técnicas e demonstrar seu aprendizado na seqüência de suas obras.

O livro Terra Papagalli, em edição bilíngüe português/inglês, tem 376 páginas ricamente ilustradas por reproduções das telas originais e detalhes nunca vistos antes, além de informações sobre cada uma das espécies, hábitos alimentares, áreas de nidificação, locais mais indicados para a observação das espécies na natureza no Brasil e muito mais.

No final do livro, há uma seção apontando o grau de risco de extinção de cada uma das aves ilustradas, bem como vários índices organizados para consulta da obra por nome científico, nome popular em português, nome popular em inglês, bem como por gênero de cada espécie.


capa-livro-eduardo-bretas