Grupo União de Capoeira oficializa André Mendes como Mestre de Capoeira

0
781

O Grupo de Capoeira União realizou no dia 12/11 em Amparo do Serra, MG, um grande evento de Capoeira, onde ocorreu a formatura de André da Silva Mendes a Mestre de Capoeira. Na ocasião foram Batizados e Trocaram de corda, os alunos do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família). O Evento se iniciou com a composição de mesa com a Secretária de Saúde, Maria da Conceição; Secretária de Assistência Social, Maria Inês do Carmo; Coordenadora do CRAS, Patricia Lopes Cunha; Presidente do Conselho Antidrogas e CMDCA, Ildomar da Silva; o Dr. Quintiliano Drumond; o Dr. Milton Irias; os Mestres de Capoeira: Raposão e Borró do Grupo Renascer Capoeira do RJ, Cara Preta da Capoeiragem do RJ, Salgueiro do Grupo Encanto e Magia do RJ, Mulatinho da Capoeira Angola Comunidade do RJ, Batata do Grupo Terra Preta de Ouro Preto, MG, Damião do Grupo Oxalufã de Mariana, MG, Formiga do Grupo Ilê de Angola, Niteroi, RJ, o Grão Mestre Antonio Ribeiro da Costa do Grupo Beira Rio Nagô, RJ, que é padrinho de formatura a Mestre do capoeirista André Mendes.

Em seguida ocorreu a execução do Hino Nacional, e logo após André Mendes recebeu homenagens de seus familiares, Aparecida Martins (mãe) Adriano Mendes e Ariane Mendes (irmãos), o cumprimento e felicitações da mesa. Passou-se então a formação da roda de capoeira para se dar início aos procedimentos de formatura, André Mendes jogou capoeira com cada Mestre presente no toque de Iúna, ouviu as palavras de conselhos, orientações e felicitações dos mestres mais antigos e o Mestre Antônio em homenagem ao Mestre Negrito, pediu ao Mestre Damião (o mesmo que formou Negrito a Mestre) que amarrasse a corda de Mestre na cintura do então formado Mestre Mendes. Seguiu o evento com o batizado e troca de corda das crianças, e a entrega de corda de Monitor de Capoeira para Arthur Rodrigues da cidade de Urucânia.


Houve a roda livre de Capoeira Angola e o evento se finalizou com a palavra do Mestre Mendes que discursou sobre sua trajetória na capoeira que começou no ano de 1988 com seu pai Antonio Eustáquio Mendes, que era capoeirista, o levando para assistir a sua formatura.

Falou sobre as dificuldades enfrentadas até ali, sua história de superação e a importância da família na formação de bons cidadãos. Agradeceu a presença de todas e os convidou a lancharem e participarem da primeira edição da “Vadiagem entre Camaradas” no dia seguinte.

O agora Mestre Mendes, é o atual presidente do Grupo de Capoeira União, que com o falecimento do Mestre Negrito, ficou sem Mestre do próprio grupo, e era supervisionado por Mestre de outro grupo  “O Grupo que hoje abrange nove cidades, com isso voltou a ter um Mestre do próprio grupo”, disse Mestre Mendes.