Secretaria de Saúde de Ponte Nova lança o projeto “Doutores Contagiantes”

0
258

O departamento de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da (Nasf), lançou o projeto “Doutores Contagiantes”, sob supervisão do arte educador Luciano Rosado. Médicos, agentes de saúde, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, educadores físicos, psicólogos, dentistas e auxiliares de consultório dentário promovem idas a domicílios e instituições de Ponte Nova – como Asilo, creches e escolas – levando conforto e alegria às pessoas visitadas.

De acordo dados da Semsa, os problemas relacionados à saúde mental e ao sofrimento humano são uma das principais causas de procura por médicos nas Unidades Básicas de Saúde, o que gera o consumo cada vez maior de medicamentos controlados. Assim, o projeto nasceu como uma forma de contribuir para a reversão do quadro.


O projeto contou de início, com um momento de sensibilização e capacitação dos profissionais de saúde, que se intitulam como “palhaços”. A partir de então, as equipes deram início à parte prática, que já mostra resultados muito positivos.

“Através do projeto, espera-se contribuir com o enfrentamento de situações críticas vivenciadas pelas pessoas como doenças graves, luto, incapacidades e perdas funcionais, além dos problemas sociais enfrentados pelas famílias envolvendo uso de substâncias lícitas e ilícitas”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Thiany Silva Oliveira. Ela informa que novas capacitações promovidas junto aos profissionais de saúde participantes estão previstas, com o intuito de ampliar o raio de atuação do projeto.