Reflorestamento para recuperação de área degradada com parcerias de empresas

0
404

Diversos atos marcarão plantios de mudas de árvores de espécies nativas do Bioma Mata Atlântica serão realizados entre os meses de novembro e dezembro deste ano de 2016, numa parceria definida pelo Codema e Semam. No início de novembro começou o plantio de mais de 1.200 mudas (cedidas pelo viveiro do Passa-Cinco) no entorno do CD/Centro de Distribuição da BCR/Bartofil, que em contra partida cedeu mão-de-obra para o coveamento e plantio de 500 mudas em área degradada Parque Natural Municipal Tancredo Neves (Passa-Cinco). Objetivo é reflorestar a antiga estrada vicinal que dava acesso ao Ranchador e Fazenda da Serra e que depois virou acesso para o Complexo Penitenciário.

A cerimônia de plantio acontecerá na quarta-feira, 16 de novembro de 2016, a partir de 8h (oito horas) no início da antiga estrada vicinal, exatamente em frente à antiga área de lazer do Parque Natural Municipal Tancredo Neves. Confirmadas as presenças do Prefeito Guto Malta, do diretor da BCR/Bartofil Carlos Bartolomeu, da Secretária de Meio Ambiente, Alessandra Regina Gomes, do Presidente do Codema, Ricardo Motta, além do Coordenador do Viveiro do Passa-Cinco, Olímpio Monteiro. Todas as 500m mudas, oriundos do viveiro do Parque serão plantadas com ajuda de trabalhadores contratados pela BCR/Bartofil.


Ainda neste mês serão plantadas 90 mudas de árvores na margem direita do rio Piranga, nas proximidades da Ponte da Barrinha, Avenida Getúlio Vargas. Estas são de medidas compensatórias determinadas pelo Codema em função da implantação do muro em gabião na margem do rio Piranga e de uma Academia ao Ar Livre naquele local. Outras 80 mudas serão plantadas em áreas degradadas da cascalheira do Dioguinho. Antes do fim do ano, programa-se plantio de 50 mudas na Avenida Ernesto Trivellato, entre a sede do DMAES e a Rua João Batista Vigianno, no Triângulo.


carlos-bartolomeu-e-ricardo-mota